quinta-feira, 5 de maio de 2016

Gratidão, perdão e aprendizado são passos importantes para melhorar constantemente
Carreira ; felicidade ; ser feliz ; sucesso ; liberdade ; criatividade ; vida ;  (Foto: Shutterstock)


Você  gostaria de se tornar uma pessoa melhor, seja no âmbito pessoal ou profissional? Para muitas pessoas, o desejo de melhorar constantemente, de estar sempre mudando e amadurecendo é o que as move. Se você se inclui nesse grupo, saiba que nunca é tarde para começar.
Lolly Daskal, uma norte-americana que fundou uma empresa de coaching e consultoria, escreveu um artigo para a Inc. listando sete questões para fazermos para nós mesmos. A ideia é que o desafio dure uma semana e você se faça uma pergunta por dia. "Se você conseguir perguntá-las com coragem,  respondê-las com sinceridade e colocar em prática o que você aprender, os próximos sete dias serão uma aula sobre como se tornar uma pessoa melhor", diz.
Dia 1: Que impressão eu passo?
Comece o dia prestando atenção no que você fala para você e para os outros. A maneira como suas palavras e seus pensamentos soam são bons indicadores de como você pensa. Na maior parte do tempo, você expressa pessimismo ou otimismo? Aceitação ou julgamento? Aprenda a selecionar seus pensamentos e as mudanças no seu discurso e comportamento aparecerão. Tente soar do jeito que você gostaria de se sentir.
Dia 2: O que eu preciso aprender?
Sentir que você já sabe tudo o que precisa saber te tira a oportunidade de aprender mais. Pergunte a si mesmo o que você gostaria de aprender. Pode ser cultivar um novo hábito, atualizar seus conhecimentos ou começar algo totalmente novo, como uma nova língua. Se você não tem vontade de aprender, ninguém poderá te ajudar, mas se você estiver determinado, ninguém poderá te segurar. Faça um plano hoje do que pretende estudar amanhã. 
Dia 3: Como ter mais propósito?
Ter mais propósito te torna mais presente e, consequentemente, mais disponível para os outros e para si mesmo. O que você pode fazer hoje para ter um propósito maior, ser mais acessível e mais presente? Lembre-se que sua história é relevante, sua opinião importa e você pode criar um impacto. "O propósito da vida é descobrir seu dom. O trabalho de uma vida é desenvolvê-lo. O sentido da vida é doá-lo", como define David Viscott.
Dia 4: Como eu posso me tornar um exemplo para as pessoas?
Para ser um bom modelo é preciso, primeiro, amar e respeitar a si mesmo. É uma posição privilegiada que exige um mergulho interno para entender o que é importante para você. É também um esforço para ser cada vez mais a melhor pessoa possível para que seja possível liderar pelo exemplo. Não tem a ver com se tornar outra pessoa, apenas ser coerente com suas crenças e valores, com seus pontos fortes e fracos. Busque ser esse modelo autêntico, sendo o melhor de você mesmo.
Dia 5: Quem eu preciso perdoar?
Que pessoa e que situação na sua vida você precisa perdoar? De qual raiva você precisa se livrar? Você pode se tornar uma pessoa melhor consertando essas mágoas. Pense em alguém que você pode perdoar para seguir em frente. 
Dia 6: Como colocar mais amor na minha vida?
O poeta romano Ovídio disse que "se você quer ser amado, seja amável". Para aumentar o amor na sua vida, coloque-o em mais situações. Amor próprio, pelos amigos, pela família, pelos colegas, enfim, trate todos que estão a sua volta como um ser querido. E não espere nenhuma recompensa por isso.
Dia 7: Como cultivar a gratidão?
Encare os últimos dias com gratidão. Agradeça por quem você é, pelo que você tem, pelo que você está se tornando e pelo que você vai ganhar. O que te faz feliz na vida? Do que você se orgulha? Não apenas pense nelas, mas seja sinceramente grato pelas coisas boas. Pelas coisas ruins também, já que elas permitem crescer, aprender e criar empatia. A gratidão faz com que apreciemos mais o que temos.
http://epocanegocios.globo.com/Vida/noticia/2016/05/como-se-tornar-uma-pessoa-melhor-em-7-dias.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário